Antes de te falar a importância de uma consultoria SEO precisaremos quebrar alguns mitos que assombram essas duas palavras.

Durante muito tempo Consultoria e SEO foram palavras de “extremo impacto” e nos remete uma ideia de: Empresas gigantes, investimentos milionários, equipes com dezenas de pessoas, etc.

Isso não é mais uma realidade no mercado, hoje vamos ter uma abordagem diferente sobre consultoria SEO e como, e por que, você deve começar a pensar em uma estratégia de SEO para a sua empresa, o quanto antes.

Mitos sobre consultoria SEO

A Smart Hat existe há, apenas, 2 anos mas antes de fundar a Smart Hat eu trabalhava como consultor SEO. Na minha carreira de consultor SEO eu tive a oportunidade de participar de dezenas de projetos, projetos pequenos, médios e grandes, aprendi muito e vou compartilhar alguns dos maiores mitos do mercado de SEO, coisas que foram contadas tantas vezes e hoje parecem ser verdades.

Consultoria SEO custa uma fortuna

Quando eu comecei a fazer SEO, em 2009, eu concordaria com essa frase, hoje os tempos mudaram. 

Um site, simples, na época, custava cerca de R$ 600,00 – R$ 900,00 ( O salário mínimo era cerca de R$ 400,00) era um valor extremamente alto, se comparado a agora.

Tudo bem que pagar R$ 2.000,00 hoje em um site não é algo tão fora da realidade mas o ponto é que antigamente não existiam alternativas, hoje nós temos centenas de plataformas que conseguem entregar um site profissional de forma rápida, simples e barata.

Os custos de produção de um site baixaram absurdamente, principalmente depois do crescimento exponencial do WordPress com soluções extremamente eficientes e baixo custo de implementação e manutenção.

Como uma consultoria de SEO necessita de um site, automaticamente os custos eram bem elevados, um profissional de construção de sites tinha um valor percebido muito maior no mercado e automaticamente elevavam os valores de consultoria SEO por conta da ancoragem de serviços atrelados. 

Hoje, uma consultoria SEO, tem, em muita das vezes, a opção de atuar diretamente no que diz respeito ao posicionamento no Google e isso é extremamente mais viável financeiramente para o cliente final, muitos clientes já tem sites, já tem conteúdos e precisam de uma consultoria SEO para ter uma orientação, um direcionamento em determinadas etapas do projeto.  Dependendo do que for acordado entre as partes é possível enxugar bastante os valores de uma consultoria SEO, sem perder a qualidade. 

Portanto, uma consultoria SEO pode custar R$ 1.000,00 mensal como pode custar R$ 15.000,00. Evidentemente quanto maior for o investimento mais retorno você vai ter isso porque o SEO precisa de matéria prima (conteúdos e backlinks) e quanto maior for a estratégia, mais custos gerará. 

Preciso entender de tecnologia para contratar uma consultoria SEO

A palavra consultoria SEO, em muitas das vezes, foge do seu sentido literal, consultoria é nada mais do que orientações e direcionamento sobre determinando assunto. Isso não inclui execução e implementação de estratégias e operações mas como vivemos em um mundo extremamente competitivo muitas consultorias SEO não só ditam o que deve ser feito mas também executam o necessário para melhorar o ranking no Google.

Caso você opte por uma consultoria SEO desse tipo, fique tranquilo, você estará livre de todo e qualquer processo operacional dentro do seu projeto, tirando a sua responsabilidade de ter que aprender, ou comprar, ferramentas que não prioridades na vida do empresário contratante. 

SEO não funciona para o meu negócio

Ouvi essa frase algumas dezenas de vezes e quando eu perguntava o motivo sempre ouvia uma resposta estapafúrdia, na maioria das vezes: “Meu cliente não está na internet”. “Eu já estive no Google ( Muitos contratam os sobrinhos da vida para fazerem campanhas no Google Ads e não geram resultados) e não funcionou”. Coisas desse tipo.

O Google é o site mais acessado do mundo, o Brasil tem 140 milhões de usuários na internet, por que raios você pode achar que o “seu cliente” não usa a internet?

Sempre que eu ouvia isso eu pegava o telefone, abria um planejador de palavras-chave e mostrava a quantidade de buscas existe para o produto ou serviço dele. É praticamente impossível, nos dias de hoje, você encontrar um mercado que não seja procurado no Google, eu pelo menos não conheço nenhum, já vendi coisas inimagináveis no Google.

Bom, acredito que esses sejam os mitos mais comuns no mercado de SEO, agora vamos falar um pouco sobre, de fato, a importância da consultoria SEO no negócio.

A real importância de uma consultoria SEO

O Google é uma empresa que está em constante crescimento, todos os números indicam um crescimento ainda maior nos próximos anos. O Google não tem um concorrente à altura, pelo contrário, todos que competem são extremamente inferiores ao gigante americano. Nós quase não ouvimos falar do Bing ou Yahoo!

Em paralelo ao crescimento do Google nós temos um crescimento gigante das novas tecnologias, que favorecem diretamente o crescimento do Google, Smartphones acessíveis, smartwatches, tablets e iPads, Smart TV, etc.

O Brasil ganhou, só no ano de 2018, mais de 10 milhões de usuários novos na internet como eu disse a ideia é que os números continuam aumentando, em todos os indicativos positivos.  

Dado esse cenário, não investir em uma estratégia de SEO hoje, é, não só uma progressão linear e sim decrescente, SEO é concorrência e quanto antes as empresas iniciarem a executar estratégias mais à frente da concorrência elas estarão. 

Diversos nichos de mercados hoje são impossíveis de bater isso porque esses grandes sites existem há 10 anos, quando ninguém fazia eles foram pioneiros e hoje estão muitos passos a frente de quem deseja iniciar.

Eu, por não morar no Brasil e todo o meu ciclo social do mundo do SEO ser estrangeiro, atuante na língua inglesa que é um mercado muito maior e mais antigo que o Brasileiro, consigo dar um predict em algumas coisas, que já aconteceram fora e certamente acontecerão no Brasil. 

No mercado de língua inglesa mercados como: Relacionamento, perda de peso e apostas são extremamente concorridos sendo necessários investimentos milionários para atingir as melhores posições. 

Com a evolução do mercado isso vai acontecer no Brasil também, se já aconteceu em países de primeiro mundo, chegar no Brasil é só uma questão de tempo.

Quanto mais você retardar o início da sua empresa no Google mais concorrência você vai encontrar quando decidir iniciar.

Considerações finais

Todas as empresas no mundo têm uma coisa em comum: Elas precisam vender para se manterem vivas. Na minha visão a venda e a entrega deve ser tratada com o máximo de atenção possível, uma empresa que não vende esta fadada ao fracasso.

Se você, depois de todo esse papo, quiser conhecer uma Consultoria SEO, acessível, eficiente e prática, entre em contato conosco, será um prazer poder ajudar-lo. 

 

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