A estratégia de SEO que nós utilizamos para gerar mais de 700% de tráfego para a nossa rede de clientes.

A estratégia de SEO que nós utilizamos para gerar mais de 700% de tráfego para a nossa rede de clientes.

Depois que escrevi dois artigos sobre SEO e revelar algumas coisas sobre estratégias de crescimento orgânico, muita gente veio me perguntar “Qual é a mágica” que fazemos e decidi relatar tudo neste artigo.

O número citado acima, de crescimento, é referente ao crescimento DA NOSSA REDE DE CLIENTES e não de um cliente.

Para eu começar a te falar o que nós fizemos, preciso te contar algumas coisas básicas sobre SEO para você entender o que de verdade é SEO. Não aquela balela que a maioria conta e não, SEO não demora 1 ano para gerar resultados.

Vou logo adiantando que este artigo vai ser longo e não estou com muita pressa para contar tudo que nós fazemos aqui na SmartHat, portanto só leia se tiver paciência e realmente quiser aprender uma estratégia de SEO realmente eficiente. Vou colocar os mínimos detalhes para que no final deste artigo você me deixe um comentário bem legal 😉

Vamos lá….

A primeira coisa que eu preciso que você entenda é como eu classifico o SEO, eu sou profissional de SEO há 11 anos (desde 2008) e de 5 anos pra cá eu comecei a desenvolver uma metodologia. Essa metodologia surgiu com a necessidade de escala, quando eu comecei a ter a necessidade de contratar pessoas para trabalhar comigo, nos meus projetos, eu simplesmente não encontrava.

Parecia que eu era um Alien, falava de uma coisa que ninguém conhecia mas eu gerava resultados.

Então comecei a desenvolver a metodologia que ficou carinhosamente nomeada de “Metodologia Black Belt” depois de eu criar um curso de SEO com esse nome.

Ps.: Eu treino Jiu-jitsu há 14 anos e o nome Black Belt é uma alusão à faixa-preta do jiu-jitsu. Faz todo o sentido, o jiu-jitsu é estratégia pura igual SEO.

“O mínimo de força para o máximo de eficiência.”

Nessa metodologia eu dividi o SEO em 3 etapas: Otimização, Autoridade e Planejamento e análise.

A otimização

A otimização é toda a parte de otimização do site, textos, títulos, conteúdo, imagens, velocidade do site, otimização de servidores, distribuição semântica, retenção e tudo que envolva a parte técnica do projeto.

Muita gente acredita que se tiver um site bem otimizado você vai posicionar, isso é errado e você vai entender o motivo de que só isso não basta.

Veja se você concorda comigo… Para você subir, alguém tem que descer, certo?

Portanto, eu não posso te falar simplesmente: Faça isso e você vai posicionar!

Nem eu, nem ninguém. Então, jogue fora seus “checklists matadores para posicionar na primeira página” todo mundo que disser isso para você está mentindo ou não sabe o que está fazendo.

Anota essa frase: ISSO É IMPOSSÍVEL.

Isso nos leva para outra etapa da metodologia que é a autoridade.

Autoridade

Eu digo que não importa o que você estiver fazendo em relação a otimização pelo simples fato da otimização representar 20% do posicionamento de um site.

Se você tem um site e faz absolutamente tudo que você pode fazer para otimizar, tudo relacionado a experiência do usuário, você vai estar completando 20% dos requisitos para poder atingir as primeiras colocações.

Vou mostrar isso na prática, eu gosto de mostrar porque no mercado de SEO 99% do conteúdo que você encontra é bullshit, besteira, para não falar merda.

Existem muitos casos como este que vou te mostrar agora, vamos analisar a SERP para a palavra: pílula do dia seguinte.

O primeiro colocado, depois do snippet (ou posição zero) é o minhavida.com.br

Ps.:”Estou ignorando o Snippet (Posição zero).” Depois faço um artigo só para falar dele.

Ele tem um artigo de 991 palavras e está em primeiro colocado para a palavra pílula do dia seguinte.

Vale frisar também que o site minhavida.com.br tem o tempo de carregamento de 25.8s, de acordo com gtmetrix.

Então para a palavra PÍLULA DO DIA SEGUINTE temos uma página em primeiro colocado (ignorando o snippetcom 991 palavras e com 25.8s de tempo de carregamento, correto?

Vejamos agora o resultado da quinta colocação, o site minutosaudável.com.br

ele tem um artigo de 3.584 palavras e incríveis 3.5s de tempo de carregamento.

Ou seja o minutosaudavel.com.br tem um artigo com 3x mais quantidade de palavras e tempo de carregamento 8x menor e AINDA ASSIM está bem atrás do minhavida.com.

Por que isso acontece? Ps.: Esse caso não é raro.

Por mais que o minutosaudavel.com.br tenha feito “tudo” certo alguma coisa faltou, a autoridade.

Não importa o quão bom você seja de SEO, não importa o quão rápido o seu site esteja, isso só representa 20% do que é importante para o posicionamento.

Anote isso: “Autoridade representa 80% do posicionamento, todo o resto representa 20%.”

Existem duas formas de construir autoridade para um projeto, vamos falar da primeira: Backlinks.

Os Backlinks geram muita autoridade para um projeto, mas para isso eles precisam ter alguns requisitos.

Antes de te falar como funcionam e como você pode criar centenas de backlinks para o seu projeto disparar na frente dos seus concorrentes, vamos analisar na vida real se isso faz sentido, vamos analisar o perfil de links dos sites que acabamos de comparar?

Para você analisar você vai precisar de uma ferramenta de análise de backlinks, eu particularmente uso o ahrefs.com


O minhavida.com.br tem muitos mais links que o minutosaudavel.com.br mas só isso não basta. Os links do minhavida.com.br cumprem os requisitos que o Google busca dentro de um projeto: LINK DE AUTORIDADE.

O que são backlinks de autoridade?

O erro que grande parte das pessoas que tentam fazer SEO cometem é não saber analisar os links, não entendem o que o Google quer em relação a backlinks.

O Google quer ter preenchido 2 requisitos em relação a backlinks: Autoridade e contextualidade.

Quanto mais links de autoridade você tiver, mais força você vai receber.

Quanto mais links contextuais você tiver, mais força você vai receber.

Beleza, mas o que são links de autoridade?

Links de sites que já conseguiram a confiança do Google.

Como vou saber os sites que tem a confiança do Google? Simples, analisando o perfil de links. Baseado nos links que ele tem você consegue perceber se ele tem ou não autoridade.

Vamos usar o exemplo acima… O site minhavida.com.br tem um perfil de links muito forte, ele é uma autoridade pois recebeu muitos links de muitos sites autoridade.

Isso significa que se ele linkar para algum site do nicho dele (saúde) esse site vai ganhar relevância. O Google já sabe que ele é bom no nicho de saúde, o Google classificou ele em primeiro para diversas palavras.

É um site gigante, com muita autoridade MAS SOMENTE PARA O NICHO DE SAÚDE.

Se ele linkar para o site da minha empresa, smarthat.com.br, não surtirá efeito.

Porque saúde e SEO não é nada contextual.

Para identificar links bons você precisa avaliar a contextualidade dos links que o site está recebendo, quanto mais contextual for, mais forte será o domínio.

Veja bem, preste atenção para a palavra contextualidade. O Google quer links que tenham a ver, não necessariamente você precisa de ter uma borracharia linkando para outra borracharia para que esse link passe autoridade.

Um site de negócios falando de como uma borracharia aumentou 70x as vendas utilizando estratégias de marketing digital é contextual.

Uma matéria publicada em um site de startups dizendo como os donos de uma borracharia venderam a empresa por 2.2 Bi a investidores americanos é contextual.

O importante para o Google é que os links tenham contextualidade, mais vale um link contextual do que um link forte.

Qual estratégia nós utilizamos para gerar links?

Nós utilizamos uma estratégia que consiste em criar um hub (uma rede de sites) composta por sites de autoridade.

-Mas, Bruno, não é difícil criar autoridade em um domínio?

Páracaralho…. Mas o ponto é que nós NÃO CRIAMOS sites com autoridade, nós COMPRAMOS sites com autoridade.

Deixa eu te contar um pouco da estratégia e seus resultados…

Todas as vezes que você registra um domínio, você registra por determinado tempo, correto?

Durante o tempo que esse projeto existe, você trabalha normalmente, produz conteúdo, faz assessoria de imprensa, estratégias de link building, etc…

Acontece que um dia você pode desistir desse projeto, pessoas desistem de projetos por vários motivos: Falência da empresa, mudança de ramo, briga com sócios e vários outros motivos.

Quando isso acontece não é normal o dono do site continuar mantendo o domínio ativo, registrado, renovando todo ano. Na maioria das vezes o dono nem sabe que ele tem algo que vale muito, a maioria nem sabe o que é SEO.

Ele deixa o domínio expirar e depois de um tempo, cerca de 30–90 dias para voltar para a pool e estar disponível para compra novamente.

Existem várias maneiras de encontrar domínios expirados, vou te mostrar a mais básica aqui.

Existe um site chamado expireddomains.net e diversos domínios, depois de expirados, vão para esse site.

Nele você tem acesso a uma relação de domínios e pode começar o que eu chamo de “garimpo” analisando as oportunidades para saber se vale a pena ou não comprar esse domínio.

Basicamente eu encontro boas oportunidades, analiso o histórico do site através do archive.org e valido se é viável ou não comprar esse domínio.

archive.org te mostra o domínio “no passado”, é uma máquina do tempo dos sites.

Então é assim que nós criamos a nossa rede de sites, temos uma rede forte porque sempre compramos domínios fortes, reconstruímos o site e ta feito.

Por que os domínios, mesmo depois de expirados, continuam fortes?

Pelo simples fato que ninguém, pelo menos eu nunca vi, remove os links.

Ex.:O minhavida.com.br linka para vários sites, não necessariamente ele vai ficar checando se o site que ele apontou 3 anos atrás ainda está no ar.

Isso faz com que você possa iniciar um projeto com um link do minhavida.com.br.

Isso faz com que você possa iniciar um projeto no nicho de esportes com um link do globoesporte.

E o melhor de tudo, for free 😉

Invés de você ficar se matando para conseguir links, pode comprar um domínio cheio de links naturais e verdadeiros.

Acontece que muitas pessoas não querem iniciar um projeto e sim acelerar o que já tem, com isso a única estratégia que sobra é realmente comprar esses domínios, refazer os sites e apontar links.

Cuidados que deve se tomar para aplicar essa estratégia

O problema de fazer isso é que, quando mal feito, essa estratégia é inutilizada.

Por que é inutilizada? Simples, os links que partem do mesmo lugar são invalidados pelo Google. O objetivo dos links é mostrar ao Google que você é tão bom a ponto de receber referências de outros sites e quando ele descobre que esses “outros sites” pertencem a você ele simplesmente não dá valor.

Um exemplo prático são os links de rodapé. Eles perderam o efeito por vários motivos e um dos motivos é que: Não necessariamente o site que está recebendo links é bom, não tem efeito porque o Google sabe que foi ele mesmo que colocou ali.

Então o Google sabe que quem desenvolveu esse site foi a mesma pessoa que colocou o link lá.

Como o Google sabe disso?

Ele consegue identificar por vários motivos vou citar os mais importantes:

Hospedagens iguais;
Número de Ip’s na mesma faixa;
Nomes de registros iguais;
Temas iguais;
Padrões de escrita iguais;
Plugins iguais;
Design iguais;
Layout iguais;
Falta de conteúdo no site;

Esses são os mais importantes itens que o Google avalia para conseguir identificar que os sites que estão apontando para você são seus.

Veja só alguns dos sites da nossa rede, os ip’s deles não pertencem a mesma faixa, não seguem um padrão. Isso acontece porque nós utilizamos uma hospedagem para cada site, impossibilitando o Google de saber que os sites são da mesma pessoa.

Alteramos também o layout e design de cada um deles, para que fiquem originais e únicos.

E todos os sites são alimentados por nossa base de redatores com padrões de escrita diferentes, não é a mesma pessoa que alimenta os sites. Temos na base de redatores mais de 10 profissionais escrevendo para nós.

Qual é o critério para definir os nichos?

Essa é uma grande sacada que tivemos e se não fosse isso não teríamos como gerar os resultados que conseguimos gerar para nossos clientes.

Quando tivemos a ideia de criar a rede para vender esse serviço surgiu o seguinte problema: Como vamos ter sites em todos os nichos?

Depois de muito pensar desenvolvemos o “nicho coringa”, na nossa rede nós só colocamos sites de nichos flexíveis que são contextuais com a maioria dos projetos que atendemos. Como eu fiz consultoria por muitos anos eu já sabia quais eram os nichos que mais procuravam serviços de SEO e decidimos focar neles.

Hoje nós temos muitos sites nos nichos: Blogueiras, tecnologia, negócios, marketing, empreendedorismo.

Dentro de blogueiras temos: Blogueiras de negócios, blogueiras de viagens, blogueiras de livros, blogueiras de coisas femininas.

Com isso ampliamos o nosso campo de atuação sem perder a contextualidade.

Ex.: Uma blogueira pode linkar para um produto de emagrecimento e ser contextual.

Uma blogueira pode linkar para um site de concursos;
“Como eu passei na prova tal, estudando 4 horas por dia.”
“Qual o concurso eu quero fazer em 2019.”

Uma blogueira pode linkar para um site de ganhar massa muscular;
“Como eu ganhei 7kg de massa fazendo exercícios em casa.”
“7 Coisas que eu aprendi sobre ganho de massa com a minha personal.”

Uma blogueira pode linkar para uma clinica veterinária;
Meu dog passou mal, avaliação da clinica X.
Nova parceria, clinica veterinária X.

A mesma coisa acontece com tecnologia e negócios.

“Como a tecnologia pode auxiliar na perda de peso.”

“Como uma sapataria aumentou em 70% as vendas utilizando a internet.”

“Os 7 melhores APP para quem quer encontrar um bom restaurante.”

Enfim… Conseguimos linkar para TUDO, menos o nicho adulto, com essa rede.

Voltando… Com essa rede nós conseguimos criar uma AUTORIDADE INSTANTÂNEA para qualquer projeto, pois a concorrência não vai ter como acompanhar o seu crescimento de autoridade. Não é nada comum um site receber, de repente, uma explosão de links naturais.

Ps.: Sim, nossos links são naturais, são de sites reais, com donos reais, com conteúdos reais, com layout reais, design, etc…

Executando exatamente isto que acabei de te falar, saca só alguns resultados.

Esse cliente novo está subindo muito para palavras grandes do mercado dele, ocupando as primeiras posições para palavras com mais de 1 milhão de buscas.

Ps.: Não revelei o nicho, pois é complicado. SEO é concorrência e se eu ficar divulgando os nichos dos clientes pode gerar concorrência para eles.

Olha esse outro caso, como uma “simples” dose de autoridade afeta duramente o posicionamento.

Pronto… Essa é a melhor forma de você construir autoridade para o seu projeto.

Conseguindo muitos backlinks de qualidade e para isso você pode montar a sua rede de sites e criar infinitos projetos de sucesso.

Agora vamos falar da outra forma de aumentar a autoridade do seu projeto.

Planejamento e análise

Nessa terceira, última, e não menos importante etapa da metodologia tem uma coisa interessante a ser relevada.

Já tem um tempo que nós, profissionais de SEO, desconfiávamos sobre uma tendência do Google eu até gravei um vídeo falando sobre em 2017 e no dia 19 de fevereiro de 2019 o Google confirmou a atualização do E-A-T.

Que não é muita novidade para quem está no mercado de SEO, nem vou me estender sobre essa atualização porque o artigo já está muito longo eu só posso te dizer que ela impacta diretamente sites que passem muita confiança, autoridade e boa experiência para o usuário, segundo o Google. Na prática ela fortaleceu ABSURDAMENTE os micro-nichos e sites segmentados.

Vou te mostrar na prática um caso real, que aconteceu com um mentorado meu.

Ele é psicanalista e ajuda as pessoas a curar a ansiedade, a palavra ansiedade é uma palavra de altíssima concorrência. Os sites que dominam a primeira página são sites de muita autoridade (de links e do que vou te explicar agora).

Fazendo com que fique impossível ele conseguir posicionar para a palavra: Ansiedade, por exemplo.

Vamos voltar à logica lá de cima… Não importa o que você faça, você tem que ser melhor que o seu concorrente.

E o concorrente dele tem um conteúdo muito bom e muita autoridade, tem muitos links. Ele não vai conseguir mais links que o concorrente rápido, quando eu falo que eles tem muitos links, são muitos de verdade olha só.

Até links extremamente raros e fortes para o nicho dele ele tem como: Saude.gov e Mec.gov.

Tecnicamente o meu mentorado teria que ter um conteúdo melhor que ele, teria também que ter mais autoridade que ele, mais links fortes do que ele.

Essa parte da análise e do planejamento é onde 99% erra, depois não sabe porque não posiciona.

Você antes de definir algum projeto tem que fazer o planejamento e principalmente a análise, para saber se vale a pena ou não posicionar.

Posicionar não depende unicamente de você, depende do seu concorrente também. O profissional de SEO tem que desenvolver a habilidade de encontrar boas oportunidades com as ferramentas que tem.

Eu posiciono para QUALQUER palavra que existe no mundo, mas cada projeto tem um custo e algumas das vezes NÃO COMPENSA.

Suponhamos que eu seja contratado para posicionar a palavra: COMPRAR IPHONE X.

É possível? Sim, mas eu vou precisar de mais autoridade do que os sites que ocupam as primeiras posições e para eu conseguir mais autoridade que eles eu vou precisar INVESTIR DINHEIRO E TEMPO e em alguns casos a quantidade de dinheiro e tempo que eu vou precisar investir é superior ao retorno que essa palavra posicionada vai me trazer.

É uma conta básica de ROI: se investir R$ 10.000,00 e voltar R$ 15.000,00 Worth.

Se investir R$ 10.000,000 e retornar R$ 200,00. Bad.

Agora que vem o grande lance, como vamos superar esses concorrentes?

Existe uma estratégia para essa situação, nós vamos criar a autoridade que eles não tem.

O minhavida.com.br que é o primeiro colocado para a palavra: ANSIEDADE.

É um site que tem muita autoridade no nicho de saúde, por ansiedade estar no nicho de saúde ele acaba dominando. Não só Ansiedade mas vários termos relacionados a ansiedade.

Para o Google não faz sentido mostrar outro resultado, o minhavida é a maior autoridade para ele.

Então quando buscamos coisas relacionadas a ansiedade como:

Buscamos por ANSIEDADE COMO TRATAR ele me mostrou 15 dicas para controlar a ansiedade. São coisas diferentes.

Aqui buscamos por ANSIEDADE DEPRESSIVA e retornou para nós DEPRESSÃO E ANSIEDADE.

Ansiedade causa falta de ar e olha os resultados.

O minha vida simplesmente domina a maioria dos termos que falam sobre ansiedade, mesmo que ele não fale diretamente sobre o tema que estamos buscando.

Agora veja que interessante…

Agora nós fugimos da ansiedade e entramos em outro campo de pesquisa O GRAVIDEZ e ele vai me mostrar resultados de GRAVIDEZ.

Conseguiu entender? Ele simplesmente troca os parâmetros principais de buscas, para ele a referência é a gravidez.

Esse site, trocandofraldas.com.br, é um site QUE DOMINA O NICHO DE GRAVIDEZ e com isso ele vai priorizar tudo que for relacionado a gravidez.

A mesma coisa acontece nesse caso…

Mudamos novamente os parâmetros para: SIMPATIA. O que vai ser relevante são sites autoridades em SIMPATIA.

Só para finalizar, vamos ver para que palavras o minhavida.com.br está posicionado para as palavras ANSIEDADE.

Olha página deles que está posicionada… saca o título.

“É normal pra quem tem síndrome do pânico sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia e sentir tonturas constantes, e sentir cansada?”

Se tivesse um site focado em falar de urina com certeza passaria xD

Ps.: O título representa 80% da otimização interna de uma página.

Quero saber o que é transtorno de ansiedade.

E ele me retorna “Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): quais são os sintomas e tratamentos.”

Sendo que…

Existem vários outros sites falando exatamente o que estou buscando, porque esses sites não ficam na frente do minha vida? Pela autoridade que o minha vida tem.

Ele tem tanto conteúdo relacionado a ansiedade que quando as pessoas buscam por qualquer coisa relacionado a Ansiedade o Google vai SEMPRE priorizar o minha vida, independente do que seja.

E quando nós buscamos por simpatia para ansiedade o minha vida simplesmente SOME, porque os parâmetros de buscas foram mudados.

Quando buscamos por ansiedade na gravidez ele desaparece porque para o Google estamos buscando algo relacionado a gravidez e não a ansiedade, logo ele vai priorizar o site que ele acredita ser referência em gravidez.

Isso acontece A TODO INSTANTE mas a pergunta é: COMO RESOLVER?

É “simples” você precisa criar autoridade em determinado segmento e ir crescendo, deixa eu te mostrar como que se faz.

Eu desenvolvi a metodologia assim: Eu crio uma roda de conteúdo e vou subindo de nível o meu site.

Eu criei algumas classificações e vou subindo degrau a degrau.

Assim…

Nesse projeto a palavra-chave principal é: SUCO DETOX.

Eu tenho como concorrente para essa palavra um dos sites mais fortes que existe no mercado brasileiro, o tuasaude.com.


Vários links e vários links de autoridade para o nicho dele.

Como vou passar ele? Simples, fazendo o que ele não faz.

Como ele tem muita autoridade no nicho de emagrecimento, ele vai dominar grande parte das palavras.

É um site forte no nicho de emagrecimento e não tem condições de eu competir com ele, na minha roda de conteúdo eu tracei a seguinte estratégia.

A classe A é onde eu quero e preciso chegar. Mas no momento meu site se encontra na classe C.

Então eu crio uma roda de conteúdo para DOMINAR A CLASSE C.

Posiciono para: Dieta detox com suco de melancia, dieta detox com hortela e dieta detox com limão.

Todos esses artigos vão jogar para: COMO EMAGRECER COM DIETA DETOX.

Ps.: É só uma explicação, ignore os termos e quantidade de artigos. Em alguns casos serão necessários 4, outros 6, outros 8,outros 10. Vai depender da concorrência e o tamanho do mercado.

Quando eu for referência para COMO EMAGRECER COM DIETA DETOX o processo recomeça, para atingir o SUCO DETOX.

Dessa forma, quando eu tentar posicionar para suco detox eu vou ter mais relevância nesse assunto do que QUALQUER SITE, porque ninguém tem a autoridade que eu tenho para falar de suco detox.

Eu tenho dezenas, centenas, de termos ESPECÍFICOS falando de um assunto específico.

O que aconteceu com o lance da ansiedade na gravidez, vai acontecer no suco detox.

Os parâmetros de buscas serão trocamos para DETOX e eu só falo de detox.

É assim que se sobe um site grande, o minha vida, tua saude e qualquer outro site grande um dia fez isso.

Começou a dominar micro-nichos dentro do mercado e foi expandindo, expandindo…

Depois de ter dominado detox, eu posso recomeçar essa roda em: perder peso.

Depois de perder peso, posso recomeçar em ganhar massa SEMPRE o mesmo processo.

Bom, acredito que você tenha compreendido como funciona a metodologia de SEO que eu desenvolvi e que aplicamos na Smart Hat.

Vou deixar abaixo alguns resultados de clientes que aplicamos estas estratégias, e aproveitar para te apresentar os serviços de criação de autoridade da SmartHat.

Os artigos da SmartHat são entregues com esse planejamento que eu mostrei no texto, já recebe tudo pronto, planejado, com a concorrência devidamente analisada. Smarthat.com.br/artigos

E aqui você consegue saber mais sobre os backlinks Smarthat.com.br/backlinks

Alguns resultados aplicando estas estratégias…


Não se esqueça do meu comentário.