As quatro maiores mentiras do mercado de SEO!

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As quatro maiores mentiras do mercado de SEO!

As quatro maiores mentiras do mercado de SEO! Cuidado, você pode estar sendo enganado. #Com Provas

Mais um artigo para a SmartHat, dessa vez você vai ficar simplesmente chocado com o que vai presenciar. Eu vou falar muita coisa controversa ao mercado, mas fique tranquilo tudo será devidamente COMPROVADO.

O objetivo deste texto é desmistificar algumas mentiras/boatos que já se tornaram verdade por tantas pessoas compartilharem sem contestar, desde pequeno eu sempre fui muito contestador e isso teve um reflexo muito grande na minha vida adulta me fazendo ser chato varias vezes mas eu não consigo aceitar um “por que sim” como resposta. Por isso sempre testei e testo até hoje as mais variadas coisas dentro do meu mercado, o de SEO.

Então… bora aos fatos.

Mito número #01 – conteúdo duplicado.

Vamos começar logo com uma bomba no seu colo, o tão falado conteúdo duplicado.

Eu vou te mostrar alguns casos aqui, mas antes eu preciso que você entenda uma regra básica que me faz poupar muito tempo nos testes.

Você deve partir do princípio que o Google não pode e não vai te prejudicar por algo que você possa fazer “sem querer”.

O conteúdo duplicado você pode aplicar-li sem querer.

Ex.: Imagine aquele e-commerce que vende iPhone, você realmente acha que os descritivos do anúncio dele são mesmos originais?

Você não acha que seria injusto, da parte do Google, punir todos os sites que duplicam conteúdo sem querer? A maioria das pessoas pouco fazem ideia de que existe SEO no mundo e o Google sabe disso, sabe por que? Qual é o interesse do Google em divulgar informações de SEO? Você já viu algo, sério, de SEO em algum grande evento? Os grandes eventos de marketing digital mal tem stand do Google para propagar o SEO e isso é fácil de saber o motivo. Se todos soubessem SEO, quem perderia?

O Google vive de justamente o contrário do SEO, ele vive de venda de tráfego, se todos fizessem SEO ninguém precisaria pagar por isso ele esconde diversas informações.

Resumindo… O Google não é teu amigo e não quer te ajudar a posicionar, se ele quisesse teria criado um curso passo a passo de como funciona o algoritmo e pouparia tempo dos usuários.

Vamos ao que interessa, conteúdo duplicado prejudica ou não prejudica?

Vou mostrar para vocês algumas serps, contém conteúdo duplicado e vocês tirem suas próprias conclusões.

Primeira palavra que analisaremos é a: COMO IDENTIFICAR OURO

Primeiro resultado temos o site chamado www.newgreenfil.com com o artigo https://www.newgreenfil.com/pages/6-formas-de-identificar-ouro

Ele fala de 6 formas para identificar ouro, o link está acima mas vou deixar alguns prints interessantes do artigo.

Na quinta colocação temos o wikihow.com com exatamente o mesmo artigo que o primeiro colocado.Como Descobrir se o Ouro é Real
O ouro falso possui menos de 10 quilates. Leve sua joia a um joalheiro para descobrir precisamente a veracidade de seu…pt.wikihow.com

Copiaram até as imagens, saca só.

Se o conteúdo duplicado pune o site, porque esses sites não caíram? Ps.: São dois sites grandes. Não acaba por aí, tem mais mitos relacionados a conteúdo duplicado para você.

Segundo caso de conteúdo duplicado, palavra-chave: Comprar iphone XR.

Temos na primeira página dois sites com conteúdo identico.

https://www.extra.com.br/TelefoneseCelulares/Smartphones/iPhone/iphone-xr-apple-com-64gb-tela-retina-lcd-de-61-ios-12-camera-traseira-12mp-resistente-a-agua-e-reconhecimento-facial-preto-13950595.html?recsource=busca-int&rectype=busca-3267 O site do extra.com

E o site da iPlace https://www.lojaiplace.com.br/iPlace/produto/iphone-xr/iphone-xr-amarelo-mry72bz-a/210203/

Eu poderia te indicar mais de 50 casos em que isso acontece, antes que você ache que eu sou um desocupado que fico arrumando problema onde não tem não é isso. Eu trabalho com SEO há 11 anos e o que eu mais faço na minha vida é analisar concorrência, na verdade eu só faço isso. Crio dezenas de projetos, analiso concorrências para dezenas de clientes todos os dias então SEMPRE me deparo com conteúdo duplicado nas serps.

Para finalizar esse assunto de conteúdo duplicado, vamos jogar outra bomba no seu colo… e se… tivesse conteúdo duplicado NO SEU SITE? Prejudicaria? Essa eu consigo te mostrar com um filho meu (case meu ;D)Troca de Display iPhone 5C
Troca de Display iPhone 5C com Preço, Rapidez e Segurança, só na iCaiu. O seu iPhone está apresentando problemas e você…www.icaiu.com.br
Trocar Display iPhone 5S
Trocar Display iPhone 5S com Preço, Rapidez e Segurança, só na iCaiu. O seu iPhone está apresentando problemas e você…www.icaiu.com.br

Não me pergunte sobre essa estratégia, quem sabe um dia ensino ela aqui mas não, isso não prejudica o site, ambas as páginas estão em primeiro para suas respectivas palavras-chave.

“Trocar display iphone 5s” e “Troca de display iPhone 5c”. Essas e mais de 15mil páginas que criamos para esse projeto.

Deu para entender que CONTEÚDO DUPLICADO NÃO PREJUDICA o seu site?

Sei que alguns dirão: “Quando o Google pegar já era”. Brother, eu faço isso há aaaaaaaaanos e NUNCA vi isso acontecer. Só esse projeto da iCaiu tem mais de 1 ano e continua exatamente do mesmo jeito, eu já apliquei essa estratégia da iCaiu em dezenas de clientes, já ensinei isso para centenas de pessoas que aplicaram exatamente a mesma coisa e nada mudou.

Caso queira ficar se divertindo vendo conteúdos duplicados na internet pode usar essa ferramenta chamada: QUETEXT

Mito número #02 — Backlinks SPAM

Esse vai ser o mais fácil de eu quebrar, por vários motivos.

Não sei se você sabe, mas eu tenho uma empresa e lá nós vendemos backlinks logo essas objeções estão na ponta da lingua (ou dos dedos).

O que são backlinks SPAM? Backlinks de qualidade ruim, segundo a lenda os backlinks ruins prejudicam o seu site. Fazem eles perder posições, será?

Veja o meu site brunomedeirosjj.com

Tenho 2.31k de links, tinha mais é que eu removi alguns porque eu queria organizar bonitinho mas desisti da ideia.

Olha o meu perfil de links

Váaaaaaaaaarios links SPAM com âncoras pornô, algum fã meu começou a enviar SPAM com o objetivo de rebaixar o meu site, mas isso não faz efeito.

A prova é que eu continuo sendo o TOP 1 para a palavra CONSULTOR SEO.

A explicação para isso é simples, se SPAM rebaixasse o site ninguém faria SEO só faria “DESEO” enviando links para os concorrentes.

Um dia isso já funcionou, em 2012–2013 se não me engano e nessa época o Google criou uma ferramenta chamada disavow, ela existe até hoje mas só quem não sabe disso que to falando para você usa ;).

A ferramenta disavow tem como objetivo rejeitar os links ruins, porém os donos de sites estavam tendo mais trabalho rejeitando links do que trabalhando, dai o Google desistiu dessa ideia e simplesmente abandonou o projeto de rebaixar sites com links SPAM.

Da mesma forma que tenho dezenas de casos para te mostrar sobre conteúdo duplicado, tenho centenas de links SPAM SEM EFEITO NEGATIVO.

Mito Número #03 — SEO leva em média 1 ano para dar resultados.

Essa é a que MAIS me faz rir! Eu tenho uma teoria para explicar esse mito. Acho que lá nos primórdios, as pessoas que não conseguia gerar resultados iam enrolando, enrolando, enrolando e ganhando tempo. Não é possível!

Quando eu comecei a produzir conteúdo para a web, em 2016, eu fiquei impressionado como as pessoas da internet não sabiam que SEO não demora isso tudo para gerar resultados.

Vamos lá, vou compartilhar alguns casos de alguns clientes aqui que tiveram crescimento absurdo depois que começaram a trabalhar conosco.

Vou começar por esse, um e-commerce, que está fresquinho e tá dando orgulho esse projeto. Principalmente por um detalhe, eu sou amigo de um dos sócios e esse meu amigo confiando em mim comprou escondido do sócio dele.

Eu falei para ele que ia subir e ele acreditou, quando gerou resultado eu só pedi uma coisa a ele: Manda teu sócio tomar no cu, por favor?

Ele (O sócio) não queria comprar links com medo de ser penalizado, por ser “ilegal” e agora ta rindo atoa que é TOP 3 para a principal palavra do mercado.

Em dezembro esse era o tráfego do site dele, 883.

Iniciamos o projeto no dia 07 de Janeiro de 2019.

Isso porque levamos em média 10–15 dias para iniciar os trabalhos, tem a fila, tem a execução de todo o processo operacional, etc… Ele comprou no dia 07 de Janeiro.

No dia 30 de Janeiro ele tinha 2.7k de tráfego, saiu de 883 para 2.7 em 23 dias (contando desde que ele comprou conosco).

Como você pode ver, no dia 13 de Janeiro COMEÇOU o processo para enviar os links e foi finalizado no dia 4 de fevereiro.

Do dia 13 de Janeiro até o dia 30 ele teve o crescimento de 833 para 2.7k de tráfego.

Isso porque SEO “DEMORA” para dar resultados, realmente demora, para quem não sabe fazer 😉

Hoje o projeto dele tem 6.027 de tráfego com um detalhe.. Estou escrevendo este texto no dia 18/03 e não sei se você sabe mas o semrush atualiza quase em realtime, tem um delay, raro, de um dia. Ou seja, amanhã vai estar atualizado e assim por diante até chegarmos no dia 30 para saber quanto crescemos.

Eu vou te mostrar outro caso só para você não achar que esse foi “sorte” ou casos do acaso. Isso é uma coisa COMUM, bota isso na cabeça COMUM.

Quem for profissional de SEO e falar para você que leva 6 meses, 8 meses, 1 ano está MENTINDO.

SEO não demora e eu tenho provas e provas disso.

Se você é profissional de SEO e não consegue gerar resultados em menos de 1 ano tenha a humildade de buscar mais informações para fornecer um trabalho de mais qualidade, com isso todo mundo ganha. Eu, você, teu cliente…

Esse caso é bem legal também…

Iniciamos o trabalho em Setembro de 2018 com 44,740 de tráfego.

Em outubro fomos para 63,188 de tráfego.

Em Dezembro (Normal a sazonalidade no final do ano) tivemos 76,974.

Em Janeiro ultrapassamos a marca dos 125 mil visitantes orgânicos.

Resumindo… Iniciamos em Setembro com 44.740 e em 3 MESES estávamos com 128,553 visitantes.

Atente-se para a palavra 3 MESES, não foram 3 anos, foram 3 meses e continua subindo em 18 de março temos mais da metade do maior pico de acessos que o site já teve, que foi 128 mil.

Ps.: Ele atingiu a primeira colocação para a palavra-principal do mercado dele, com 135,000 buscas. Hoje ocupa a segunda colocação para ela.

Tudo isso em apenas 3 meses.

Mito Número #04 — Páginas “orfãs” não posicionam

Sabe aquela história de “internal linkbuilding” ou linkagem interna?

Sim, mais uma balela que te contaram. A linkagem interna até tem sua função, mas não é necessariamente fazendo isso que você vai posicionar.

Vamos às provas?

Está página é primeira colocada para a palavra: conserto tela iphone 6. E não tem nenhuma ligação com outras páginas de dentro do site, aliás as outras páginas não tem ligação com ela. Você não encontra essa página, que está posicionada em primeiro, no menu do site.

Isso significa que se você quiser fazer uma página aí no teu site e não linkar ela com nenhuma outra do seu site, você consegue posicionar normalmente.

Depois eu escrevo um artigo só para falar a real função da linkagem interna e porque isso acontece (posicionar páginas orfãs) e o que o Google faz para combater isso.

Mito número #04 — Você não pode criar muitas páginas, isso prejudica o SEO.

Mais uma mentira, da mais bem contada.

Como é explicado a imagem acima? Quando você coloca o comando “site:www.url.com.br” ele mostra TODAS as páginas que foram encontradas naquele domínio.

Veja só quantas páginas tem o domínio do mercado livre, 65.800,000. E a gente quase não vê o mercado livre posicionado, né? Ou seja, mais uma mentira que te contaram e você, provavelmente, acreditou.

Bom, acredito que seja isso. Espero de verdade que tenha ajudado, tenho uma felicidade imensa em poder compartilhar esse tipo de conteúdo, ajudar o mercado a crescer da forma correta. Além de profissional de SEO eu sou um entusiasta da arte de posicionar sites e me alegra demais ver o mercado crescendo.

Meu nome é Bruno Medeiros, sou atual top 1 consultor SEO do Brasil, CEO da SmartHat.

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