fbpx

COMO IDENTIFICAR SE UM DOMÍNIO TEM SPAM [ BÔNUS] O TIPO DE BACKLINK PERFEITO PARA O SEU PROJETO

Neste artigo você vai aprender a definir se um domínio tem ou não tem SPAM. Domínios com backlinks SPAM não são bons por vários motivos, o maior de todos é que o Google NÃO passa autoridade através de backlinks SPAM.

Diferente do que a maioria acredita o nível de SPAM não pode ser medido, com eficiência, através de nenhuma métrica, não há uma ferramenta que consiga entregar, com precisão, se um domínio é ou não é SPAM. A única forma de fazer isso é analisando manualmente, que é exatamente o que vamos ver por aqui hoje.

Para ter acesso aos backlinks você pode utilizar qualquer ferramenta de análise de backlinks, porém, esteja ciente de que NENHUMA ferramenta consegue te entregar com 100% de precisão se aqueles backlinks realmente existem, a ferramenta que entrega hoje com mais precisão o perfil de backlinks de um domínio é o ahrefs.com. Através dele nós conseguiremos ter acesso ao perfil de backlinks de qualquer domínio na internet.

O domínio que vamos analisar é o aquiseeconomiza.com.br, esse domínio faz parte da nossa rede de sites de autoridade.

Essa é a visão geral do domínio no ahrefs.com.

A primeira coisa que vamos ver aqui são as métricas, diferentemente do que a maioria acredita o que faz um domínio ter autoridade não são métricas, isso porque as próprias ferramentas fornecedoras das métricas afirmam que de fato as métricas não correspondem a um índice oficial do Google. Veja só o que diz o site oficial do Ahrefs.

A segunda parte destacada, backlinks e domínios referidos, muito nos interessa nessa análise. Eles são os dados mais importantes que precisamos colher nesta etapa. A quantidade de backlinks é um bom termômetro para avançar para o próximo filtro, quanto mais backlinks o domínio tiver, mais chances de ter bons links ele vai ter. Portanto, sempre devemos analisar a quantidade de backlinks e quantidade de domínios referidos apontando para ele. Todas as vezes que você recebe backlinks de um site eles vão perdendo a força a cada repetição, ex.: Site A apontando para o site B = 100% força. Site A apontando para o site B, pela segunda vez, = 70% de força e assim por diante, quanto mais repetições, menos força. Por isso é interessante termos diversificação nos domínios referidos.

Os outros dois itens destacados, palavras-chave orgânicas e tráfego orgânico não são interessantes nessa análise, a quantidade de visitas de um site não modifica nada em relação à autoridade.

Veja um dos motivos pelo qual o tráfego não afeta os rankings de busca, ele é muito fácil de ser manipulado.

Vamos partir para a análise do domínio.

Basta clicar em domínios referidos.

Aqui tem todos os links Dofollow que esse site está recebendo, a primeira que é necessário verificar é a contextualidade dos sites que estão apontando para esse domínio.

Para saber se esse backlink é contextual é “simples” você vai clicar em “domínios referidos”, assim você vai conseguir verificar a url remetente, ou seja, exatamente o artigo que está apontando para você e assim você consegue verificar se esse artigo, essa âncora, esse tema, faz sentido para você.

Baseado nessas informações eu consigo saber o quão contextual com o meu projeto esse domínio é.

Todos os backlinks do aquiseeconomiza.com.br são contextuais, de sites que falam de economia ou algum assunto relacionado.

Veja esse link.

E esse.

Todos os links são contextuais, todos eles falam sobre economizar dinheiro ou investir, de alguma forma.

Essa foi a análise de um domínio bom, onde os backlinks são de nichos relacionados ou similares, agora vamos ver um domínio com SPAM.

Esse domínio TransdoVale.com.br é um domínio com bastante backlinks SPAM, veja só o perfil de backlinks, inclui muitos sites estrangeiros e a pergunta é: Como um site brasileiro poderia receber tantos backlinks de tantos sites diferentes do exterior?

Analisando mais profundamente identificamos backlinks sem nenhuma contextualidade, vindo de sites que não fazem sentido, esse tipo de backlink é prejudicial para o projeto.

Considerações finais

É dessa forma que se constrói bons backlinks, os domínios que vão enviar os backlinks precisam, obrigatoriamente, serem contextuais e com autoridade, qualquer ação fora desses padrões estão em desacordo com as boas práticas de link building.

Para saber mais sobre o nosso serviço de link building, que cumpre todos os critérios de boas práticas, clique aqui.

Para saber mais sobre a primeira imersão de link building do mercado brasileiro, que começa no dia 01 de Setembro de 2020, clique aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Copyright © 2019 SmartHat. Todos os direitos reservados