Hoje vamos falar sobre um dos assuntos mais populares dentro do mercado de SEO, se você: Presta consultoria SEO, tem loja virtual, tem sites de afiliados, é infoprodutor e quer aumentar as visitas orgânicas no seu site, não deixe de ler cada linha deste artigo.

Revelamos as melhores ferramentas de SEO da atualidade, uma lista completa para você bombar o ranking do seu site, aumentar as visitas e disparar na frente da concorrência. 

Como a lista ficou muito grande decidimos dividir em quatro categorias: Planejamento, Otimização, Autoridade e Acompanhamento.

Vamos lá?

Ferramentas de SEO para planejamento

Essa é a etapa mais importante de um projeto de SEO, vamos dar uma atenção especial para esse item pois um pequeno erro de planejamento pode comprometer, duramente, o resultado de todo o projeto.

Ahrefs

O Ahrefs é uma das mais completas ferramentas de SEO da atualidade, é uma ferramenta all in one e tem como diferencial a capacidade de analisar, com profundidade, backlinks de um site.

Eu, normalmente, não sou de usar ferramentas all in one na minha visão quem faz tudo não faz nada mas o Ahrefs é realmente surpreendente. 

Dentre dezenas de funções que ela tem vamos focar, nessa etapa, no planejador de palavras-chave.

O planejamento de palavras-chave é o primeiro passo para uma campanha de SEO dar certo e sem o uso de ferramentas adequadas o sonho de ter boas palavras posicionadas no Google pode virar um pesadelo.

O que difere, na nossa visão, o Ahrefs para todos as outras ferramentas de planejamento de palavras-chave é a precisão no item Keyword Difficulty (KD). Como a ferramenta é, genuinamente, uma ferramenta de backlinks os números apresentados na seção de dificuldade são bem realistas. 

O KD é determinado pela quantidade de backlinks que aquela página em específico está recebendo e isso é um grande diferencial para mim, eu parto do princípio que independemente do trabalho de otimização que a concorrência estiver fazendo eu consigo superar-lo mas quando o assunto são backlinks a coisa muda um pouco de cenário, os backlinks custam caros e eu posso acabar selecionando palavras que me exijam muitos backlinks para posicionar, excedendo o orçamento disponível para aquele projeto.

Além do KD outra funcionalidade que me agrada muito é o Click Per Search (CPS) que te informa a quantidade proporção de cliques que determinada palavra recebe, hoje muitas palavras, por mais que estejam posicionadas não recebem cliques, o Google tem diversas formas de apresentação do conteúdo e isso impacta diretamente a quantidade de cliques.

Se você posicionar para uma palavra com 10 mil buscas, você pode ter 3 mil cliques como pode ter 1 mil cliques, vai depender da palavra-chave que você posicionou e isso é possível visualizar no Ahrefs. 

Ps.: Todos os números citados são hipotéticos.

MockFlow

Pouca gente dá a devida atenção para a estrutura, layout e design de um projeto de SEO mas estes itens são tão importantes quanto otimização de conteúdo e backlinks.

O MockFlow é uma ferramenta que vai te ajudar a planejar melhor as páginas, sitemap, estrutura e layout de um projeto, sempre que iniciamos um projeto desenhamos ele todo no MockFlow para então passar ao desenvolvimento.

Além de você conseguir organizar melhor as informações você pode utilizar a função: Wireframe da ferramenta e criar incríveis wireframes para o seu time de desenvolvimento. 

Você consegue montar a estrutura exatamente da forma que necessita para o seu projeto, é genial!

Não tem como fazer uma lista com as melhores ferramentas de SEO da atualidade e não incluir o MockFlow, vale a pena o teste.

Vultr 

É claro que quando você estiver nas primeiras colocações para as palavras que deseja o seu tráfego vai aumentar, correto? Ter um servidor que atenda às suas necessidades é um item mais do que fundamental. 

A ferramenta de SEO para resolver esse problema, que eu uso e recomendo, é a Vultr, a Vultr tem muitas peculiaridades que fazem ela entrar nesta seleta lista de ferramentas SEO.

Para iniciar a explicação do porquê a Vultr, você vai precisar entender porque não outras ferramentas SEO mais tradicionais para hospedar sites.

As hospedagens são classificadas em duas categorias: Compartilhada e VPS (Virtual Private Server)

As hospedagens que tem uma maior visibilidade no mercado são as do tipo compartilhada, a maioria, por ter um custo muito baixo para entregar o serviço, conseguem ter, além de preços bem baixos, programas de afiliados bem atrativos para seus parceiros.

Tudo isso causa um efeito de marketing gigantesco mas nem tudo são flores, uma má seleção da correta hospedagem para o seu projeto pode prejudicar duramente os seus resultados.

Dentre os diversos problemas em usar uma hospedagem compartilhada no seu projeto vou pontuar alguns itens, que eu julgo serem os mais críticos, explicando o motivo que você não deve usar uma ferramenta desta. 

Você pode ser prejudicado por conta da sua “vizinhança” 

Contratar uma hospedagem compartilhada é como se você estivesse alugando um quarto em um apartamento, você não sabe quem é o proprietário do apartamento e também pode não conhecer os outros moradores, agora, imagine se o morador que compartilha o apartamento com você venda drogas? O vizinho desconfia e chama a polícia, a polícia chega e está lá você, no seu quarto. Você acha que a polícia vai aceitar que você mora simplesmente naquele quarto e não tem nada a ver com o tráfico que está rolando naquele apartamento? As chances são que não.

É exatamente assim que a hospedagem compartilhada funciona, você contrata apenas um espaço dentro da máquina e tem direito a colocar o seu site mas você não sabe quem está dividindo esse espaço com você, caso algum site tenha problemas com o Google você é prejudicado por isso, mesmo que não tenha feito nada de errado.

Perda de desempenho

Seguindo a analogia do apartamento, caso você alugue um quarto dentro de um apartamento, por mais que você use todos os cômodos você não tem total autonomia sobre eles, certo? Imagine que você queira fazer uma festa, justo no dia que a pessoa que divide apartamento com você também decide fazer uma festa, e aí? Não tem como fazer duas festas no mesmo apartamento, vocês terão que resolver de outra forma, não?

É o mesmo que acontece nos servidores, na hospedagem compartilhada outras pessoas estão utilizando os mesmos recursos que foram vendidos para você, seu site pode abrir em 4 segundos como pode abrir em 12 segundos vai depender da quantidade de recursos que seus “vizinhos” estão utilizando naquele momento e o quanto que sobra para você, a instabilidade é muito grande por isso é reprovado quando o quesito é desempenho para web sites. 

Eu poderia pontuar mais uns 10 tópicos sobre o quão prejudicial para o seu projeto é utilizar uma hospedagem compartilhada mas o nosso foco aqui é compartilhar as melhores ferramentas de SEO da atualidade, portanto vamos parar por aqui.

Na hospedagem do tipo VPS isso não acontece porque quando você contrata é como se fosse estivesse alugando o apartamento inteiro, você tem total autonomia para fazer o que quiser lá dentro, você pode fazer festas de segunda a segunda que o seu apartamento estará disponível, você não precisa dividir recursos com ninguém e em relação à “vizinhança” você pode ficar tranquilo pois não tem ninguém morando com você para fazer alguma besteira e chamar a atenção da polícia. 

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WordPress

Evidentemente para fazer SEO precisaremos de um site, certo? Existem centenas de ferramentas para construção de websites e isso pode ser uma grande confusão na hora de selecionar a correta para o seu projeto.

De todas as ferramentas existentes no mercado a mais viável para SEO é o WordPress, em uma comparação levando em consideração: Usabilidade, velocidade e custo benefício o WordPress ganha de lavada da concorrência. 

O grande diferencial de usar o WordPress para fazer SEO é, além das vantagens acima, a infinidade de plugins desenvolvidas especificamente para SEO. 

Por se tratar de uma ferramenta open source o WordPress tem uma comunidade muito ativa que está sempre produzindo e atualizando recursos que facilitam a vida de todo mundo que trabalha com SEO.

Ferramentas SEO para Otimização

Vamos para a nossa segunda categoria de ferramentas SEO as de otimização de conteúdo, quando eu falo conteúdo estou me referindo a tudo que é inserido dentro do site, imagens, estrutura, layout, design, tudo isso é inserido na categoria conteúdo. 

Screaming Frog SEO

A primeira ferramenta SEO da nossa lista, na categoria otimização, é o Screaming Frog SEO. Essa ferramenta é fantástica e pode te poupar um tempo enorme na hora da otimização de um projeto.

Ela é, genuinamente, uma ferramenta de autoridade e consegue te entregar informações muito valiosas acerca da otimização geral do seu site, basta inserir o seu endereço e ela vai te retornar apontar todos os erros existentes no projeto, erros como:

e muito mais.

É um verdadeiro raio x do seu site. A utilização do Screaming Frog SEO é indispensável, principalmente em sites grandes. 

GTMetrix

Essa ferramenta é muito simples e funcional, o GTmetrix faz um levantamento de todos os itens, da parte técnica, que precisam ser reparados no seu site. 

O foco principal do GTmetrix é melhorar a velocidade da sua página e para isso ele propõe melhorias no código.

A velocidade é um item fundamental dentro de um projeto de SEO, durante algum tempo os sites com menor tempo de carregamento vem se destacando nos resultados, é impossível ignorar uma otimização de velocidade em projetos de SEO atualmente. 

WP SMUSH

Ainda falando da velocidade te apresento o WP SMUSH, esse é um plugin do WordPress que reduz, automaticamente, o peso das imagens, fazendo o seu site ficar mais leve e com um tempo de carregamento menor. 

Não vale a pena não usar o WP SMUSH, sabendo a importância da velocidade no ranking de SEO.

É realmente uma das ferramentas de SEO mais indispensáveis da lista. 

Vamos para a nossa lista das melhores ferramentas de SEO categoria otimização

SurfSEO

Esta ferramenta é simplesmente surreal, é praticamente impossível tocar um grande projeto de SEO sem utiliza-lá. O SurfSEO gera relatórios apontando melhorias de otimização interna para ultrapassar os concorrentes.

Basta você inserir a url a ser otimizada e a ferramenta faz, automaticamente, uma análise e te retorna o que exatamente você precisa fazer para deixar o seu conteúdo melhor otimizado do que o seu concorrente.

Os relatórios são rápidos e precisos, poupando um tempo gigante de quem trabalha em grandes projetos tendo que otimizar muitas páginas. 

W3 TOTAL CACHE

Mais uma dica de ferramenta SEO para quem utiliza a plataforma WordPress. O plugin w3 total cache melhora a experiência do usuário do seu site melhorando aspectos do servidor, além de facilitar a integração com uma CDN (Content delivery network).

Quando se trata de otimização, o tempo de carregamento de um site é um dos principais fatores de posicionamento nos dias de hoje. Portanto fique ligado sempre na velocidade do seu site.

CloudFlare

Complementando o item anterior a Cloudflare tem um papel fundamental para oferecer uma boa experiência para o usuário, a Cloudflare é uma ferramenta do tipo CDN. 

Uma CDN é basicamente um sistema de distribuição de conteúdo pela internet, geograficamente falando o seu servidor fica alocado em algum lugar e isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo. Caso o seu servidor esteja alocado na Europa e o seu usuário acessa do Brasil ele terá um tempo de resposta maior do que um europeu acessando.

A distância entre o usuário e o servidor faz aumentar o tempo de carregamento do site, prejudicando a experiência. 

A CDN faz uma cópia do seu site em uma rede “virtual” e quando o usuário precisa acessar o seu site ele acessa uma cópia pelo mundo, de um lugar mais próximo é claro.

Ferramentas SEO para autoridade

Esse tópico, na minha opinião, é o mais avançado dentro do assunto SEO. Gerar autoridade para um site é uma tarefa extremamente difícil e requer muita habilidade e conhecimento em técnicas que exigem muita destreza e inteligência. 

Ahrefs

Voltamos a ver o Ahrefs na lista, falamos sobre ele lá em cima na seção de ferramentas SEO para planejamento e lá eu disse que ele é, genuinamente, uma ferramenta para análise de backlinks.

Com a função explorar sites nós conseguimos fazer coisas incríveis, conseguimos ver todos os detalhes que trazem autoridade para um domínio, como: Quantidade de backlinks, sites que estão enviando backlinks, facilidade na visualização dos textos âncoras utilizados nos backlinks,  backlinks adquiridos recentemente e diversas outras funcionalidades. 

Além das funções diretamente ligadas a backlinks, o Ahrefs conta com uma função auxiliar para a construção de guest posts e niche edit muito eficiente, se chama explorar conteúdo.

Se eu tivesse que listar uma única ferramenta SEO para usar sem sombra de dúvidas essa seria o Ahrefs, super completa e atende, acima das expectativas, o que promete.

Scrapebox

A mais completa ferramenta de SEO quando o assunto é dados em massa, muitas ações de SEO requerem muita informação e é exatamente isso que o Scrapebox faz. 

A ferramenta consegue te entregar, baseado nos parâmetros que você definir, praticamente qualquer tipo de informação para você usar como quiser, vou citar alguns exemplos de aplicação do Scrapebox.

Você consegue extrair o número de telefone de empresas que estejam posicionadas para “academia de musculação”.

Você consegue buscar por domínios expirados, para montar PBN, utilizando o scrapebox.

Você consegue encontrar oportunidades para guest post em massa (Ex.: Sites de autoridade no nicho de emagrecimento).

As possibilidades com o Scrapebox são infinitas, definitivamente para Scraper  é a ferramenta SEO mais completa do mercado.

Ferramentas SEO para acompanhamento

Por último, e não menos importante, vamos falar sobre as ferramentas de SEO para acompanhamento do projeto.

Google Analytics

Essa é a primeira ferramenta que todos deveriam usar, o Google analytics é a ferramenta oficial do Google para monitorar a quantidade de acessos do seu site.

O Google analytics fornece informações importantes para tomada de decisões estratégicas dentro de um projeto de SEO, com ele você consegue saber de quais países você está recebendo acessos, que tipo de dispositivos os usuários estão usando, quais páginas estão acessando, quanto tempo estão ficando no seu site, quantas páginas o usuário visita em média e muitas outras excelentes funções.

Serprobot

Apesar de o Ahrefs conter a funcionalidade de acompanhar palavras-chave na SERP o Serprobot não poderia ficar fora dessa lista das melhores ferramentas SEO.

O Serprobot é uma ferramenta simples e funcional que te informa em quais colocações você aparece para determinados termos, basta adicionar a sua url, a palavra que deseja acompanhar e pronto você nunca mais ficará perdido sem saber em que posição o seu site se encontra no Google.

Considerações finais

Chegamos ao fim, falamos sobre 14 ferramentas SEO fundamentais, dividas em categorias, para o sucesso de qualquer projeto de SEO.

Você acrescentaria mais alguma nessa lista? Deixe nos comentários para sabermos.

Vale lembrar que utilizamos todas essas ferramentas SEO, e mais algumas exclusivas, na nossa consultoria SEO, caso queira saber mais entre em contato conosco.

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