Aqui termina a sua busca por respostas, se você está em dúvidas entre investir ou não investir em uma consultoria SEO para o seu negócio local não perca uma única linha deste artigo, você vai sair daqui tendo as respostas para todas as suas dúvidas sobre SEO LOCAL.

Por mais que muitos pensem  que uma consultoria SEO não pode ajudar um negócio local o que acontece é justamente o contrário os negócios locais estão cada vez mais na mira das otimizações do Google, o Google a cada ano que passa prioriza ainda mais a visibilidade de negócios locais. 

Vou te apresentar alguns pontos, interessantes, que ratificam o que eu acabei de falar.

Frequentes atualizações que modificam os resultados baseado na localização do usuário

Eu não sei a quanto tempo você é usuário do Google mas antes de 2014 não existia diferença entre buscar uma palavra do Rio de Janeiro ou de Fortaleza, de 2014 para cá o Google vem sofrendo frequentes atualizações, cada vez mais aprimorando a precisão e mostrando resultados mais coerentes à localização geográfica do usuário.

Isso vem acontecendo porque a ideia do Google é apresentar, cada vez mais, um resultado mais próximo do que o usuário buscou, o foco do Google é dar uma melhor experiência para o usuário. 

Não é nada legal para o usuário buscar por: “Empresa de construção civil” estando no Rio de Janeiro a aparecer resultados de Roraima, não?

Inclusive isso é um “problema” para mim, como eu não moro no Brasil, tenho que usar softwares terceiros para simular a pesquisa do Brasil para eu conseguir ter acesso a algumas informações, a título de benchmark.

Crescimento e otimização das buscas por voz

No começo pareceu meio surreal mas hoje é uma realidade, a busca por voz veio para ficar e muito disso impacta diretamente o SEO LOCAL. 

Muitas pessoas precisam utilizar seus smartphones enquanto dirigem e como solução utilizam a busca por voz, imagine você no meio do centro de São Paulo, dirigindo, decide ir a uma pizzaria, em 30 segundos você saca o seu smartphone e diz: “Pizzaria perto de mim”. Pronto, o Google se encarrega do restante, isso não é genial? 

O crescimento da busca por voz tem impactado drasticamente o mercado de SEO local.

Os maiores investimentos em Google Ads são feitos para negócios locais

Palavras relacionadas a: Escritório de advocacia, seguros, serviços bancários, faculdades, consultórios médicos, serviços ligados a negócios. Ultrapassam os valores de 40 dólares por clique (cerca de R$ 170,00), chegando a casos de 500 dólares (R$ 2.100,00) por um único clique. 

É um mercado gigante, o Brasil ainda não tem números tão grandes mas estamos em constante crescimento e a tendência é que cada vez mais, mais empresas invistam em tráfego (orgânico e pago). No Brasil 60% da economia gira em torno do setor terciário ( comércio de bens e prestação de serviços).

Como os maiores pagamentos do Google Ads estão direcionados a empresas locais (que na maioria das vezes estão inseridas nesse setor), por qual motivo o Google não olharia com mais carinho para esse mercado? 

A criação do recurso “NEAR ME” ou “PERTO DE MIM”

Pouca gente sabe mas o Google tem um recurso que se chama: NEAR ME ou PERTO DE MIM. Utilizando esse recurso na barra de pesquisa, o Google vai entregar os resultados perto de você, para o termo pesquisado. 

Veja como é gigante esse mercado nos Estados Unidos.

Buscas utilizando estes termos ultrapassam os 16 milhões de pesquisas mensais.

No Brasil não ultrapassamos a casa dos 30 mil, ainda. 

Esses são apenas alguns dados relevantes para ratificar o que eu defendo sobre consultoria SEO local.

Na minha visão é extremamente importante que se crie uma cultura de investimentos em mídia e marketing no Brasil, não só porque eu vendo esse serviço e sim porque eu acredito que quanto mais empresas sérias estiverem no mercado melhor é para todo mundo, são mais funcionários empregados, melhores serviços, mais dinheiro circulando e melhores condições de vida para todos. 

Quais são as empresas mais favorecidas por uma consultoria SEO local?

Uma consultoria SEO local pode trazer visitantes para negócios de qualquer segmento mas evidentemente existem mercados mais e menos favorecidos por esse tipo de serviço.

A lista de mercados é infinita e eu não conseguiria passar aqui para você a lista completa dos que são impactados e os que não são impactados por uma consultoria SEO mas vou te dar algumas dicas para você aprender a identificar se um mercado é ou não é bom para se beneficiar de uma consultoria SEO local.

A primeira coisa que você precisa entender é que quem compra serviços no Google, na maioria das vezes, está na fase final da decisão de compra. 

Os usuários antes de comprar um produto ou serviço passam pelas seguintes etapas: Inconsciência, consideração e fechamento.

Inconsciência é quando ele não sabe que precisa de um produto ou serviço, logo não busca por ele.

Consideração é quando ele já sabe do problema mas ainda está considerando a possibilidade de comprar ou não comprar aquela solução.

Fechamento é o momento que ele está louco atrás da solução, ele está pronto para comprar.

A maior parte dos mercados que trabalham exclusivamente com clientes na fase de fechamento tendem a ser mais beneficiados pela consultoria SEO local.

Exemplos práticos: 

Esses tipos de negócios trabalham diretamente com usuários que já sabem do problema e só precisam resolver-los. É como se a consultoria SEO local fosse o intermediário entre a empresa prestadora de serviço e o usuário, que já está doido para comprar e virar cliente.

Bom, se você quiser entender mais como uma consultoria SEO pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco que será um prazer poder trabalharmos juntos no seu projeto.

 

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