Consultoria SEO: O que é e como contratar?

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Se você está buscando por formas de aumentar o tráfego do seu site, provavelmente esbarrou em algumas propostas de consultorias SEO, neste artigo você vai ter acesso a tudo que você precisa saber para não ter dúvidas na hora de contratar uma consultoria SEO para o seu projeto.

Eu tenho 10 anos de experiência no mercado de SEO, antes de fundar a Smart Hat eu prestava consultorias SEO para pequenas, médias e grandes empresas. Todo o conteúdo que vou te entregar é pautado na minha experiência de mercado.

Neste artigo falaremos dos seguintes tópicos:

  • O que é uma consultoria SEO?
  • Quem precisa de uma consultoria SEO?
  • Quanto tempo dura uma consultoria SEO?
  • A que devo me atentar ao contratar uma consultoria SEO?
  • O que exatamente devo contratar em uma consultoria SEO?

O que é uma consultoria SEO?

Vamos começar pelo começo, o que é uma consultoria? 

De acordo com o dicionário, consultoria é: 

Consultoria é a o ato de um cliente fornecer, dar, solicitar e pedir pareceres, opiniões, estudos, a um especialista contratado para que este auxilie, apóie, oriente o trabalho administrativo.

Essa é a definição de consultoria, no caso uma consultoria SEO seria fornecer informações privilegiadas sobre SEO para que os clientes atinjam melhores resultados orgânicos no Google.

Porém vivemos em um mundo muito globalizado e por demanda de mercado a palavra consultoria SEO foge, muita das vezes, ao seu sentido literal contando com execuções, implementações técnicas e estratégicas, para o contratante.

Não discordamos disso, pelo contrário, achamos interessante porém vale ressaltar que um trabalho de execução não representa, no sentido literal, a palavra consultoria SEO.

Quem precisa de uma consultoria SEO?

A consultoria SEO tem por objetivo melhorar o posicionamento orgânico de sites no Google, todo e qualquer site que deseja aumentar a quantidade de visitantes pode contratar uma consultoria SEO.

Normalmente empresas contratam uma consultoria SEO por dois motivos distintos: Quando investem muito alto em tráfego pago e querem deixar de ser reféns da publicidade paga ou quando não encontram, competitivamente, caminhos mais viáveis para gerar tráfego. 

Em resumo uma boa consultoria SEO vai te ajudar a aumentar a quantidade de visitantes qualificados para o seu site, seja ele:

  • Um site de serviços locais;
  • Loja virtual;
  • Blog;
  • Site institucional;
  • Loja de dropshipping;
  • Site de afiliados;
  • Site de Infoprodutores. 

Quanto tempo leva, em média, uma consultoria SEO?

Evidentemente, isso varia de empresa para empresa, de projeto para projeto. Mas normalmente as agências tradicionais trabalham com planos de 1 ano com seus clientes. 

Trabalham com 1 ano porque criou-se uma cultura de que para um projeto de SEO começar a gerar resultados leva de 8 a 10 meses, eu particularmente, não faço a mínima ideia de onde surgiu esse assunto, eu já estive envolvido em trabalhos de todos os níveis (pequenos, médios e grandes) e não consigo confirmar a veracidade desse fato.

Nós, aqui na Smart Hat, temos centenas de cases de clientes com resultados legais (200%, 300% de aumento de tráfego) em períodos inferiores a 4 meses.

Existe quem acredita que as agências tiram o pé do acelerador justamente para retardar o resultado do cliente e manter-los ativos, pagando mensalidades.

O fato é que uma consultoria é dividida em etapas e cada etapa pode levar de 1 a 3 meses para ser executada., podendo ser executada simultaneamente. 

A que devo me atentar ao contratar uma consultoria SEO?

No mercado de SEO é muito simples você saber se um provedor de serviços é confiável ou não, tudo é metrificado, e você consegue ter acesso a dados facilmente através de ferramentas de análise, as principais são: SemRush e Ahrefs.

Você consegue utilizar essas ferramentas para ter acesso a itens como: Perfil de backlinks, posicionamento orgânico e crescimento.

Você pode utilizar essas ferramentas no seu pretendido provedor da consultoria SEO e fazer uma análise justa, se quer ou não quer os resultados gerados para ele no seu projeto. 

Se a agência, ou consultor, te promete atingir as primeiras colocações porque isso vai aumentar os seus ganhos, é justo ele estar na primeira página não? Quando eu era consultor SEO eu ocupei, por muitos anos, a primeira colocação para o termo “Consultor SE” chegando a ter a posição 0, 1 e 2 ao mesmo tempo.

Ocupei também o top 1 e 2 para o termo “consultor de marketing digital”.

Acredito que essa seja a maior métrica de todas, resultados, pessoas mentem, resultados não. 

Uma empresa séria tem cases, vale a pena investigar e analisar cada resultado e não só acreditar no que é falado.

O que exatamente devo contratar em uma consultoria SEO?

Por último, e não menos importante, o que realmente importa dentro de uma consultoria SEO? A maioria dos clientes tem conhecimento raso, ou nulo, em SEO e acabam contratando determinados serviços desnecessários. 

Evidentemente eu não consigo passar um análise precisa sem as informações necessárias para uma análise técnica mas consigo te dar alguns atalhos para você conseguir descobrir que tipo de consultoria SEO você precisa.

Vamos dividir em três níveis, para facilitar o seu entendimento.

Você deve acessar o SemRush, ou o Ahrefs (eu prefiro o Semrush para esse tipo de trabalho) e coloque o endereço do seu site para análise. 

Verifique em que colocação se encontram as palavras-chave que você quer posicionar, caso elas NÃO apareçam em nenhuma boa colocação (pelo menos na 5º página do Google) você precisa de uma CONSULTORIA DE PLANEJAMENTO SEO.

Caso você encontre a maior parte das suas palavras pretendidas entre a 3º e 5º página, você precisa de uma CONSULTORIA DE OTIMIZAÇÃO SEO.

Caso você encontre a maior parte das suas palavras entre a primeira e terceira página, você precisa de uma CONSULTORIA SEO OFF PAGE.

Vale lembrar que é apenas um parâmetro, uma estimativa, e é necessário ter mais detalhes do projeto para conseguir ter uma análise mais profunda. 

Considerações finais

Mediante tudo isso que falamos deixo minhas sinceras palavras em relação a valer ou não valer a pena contratar uma consultoria SEO. O mundo hoje é muito globalizado e por vivermos na “era da informação”, esse recurso, que deveria ser um benefício, acaba virando um malefício. Existe tanta informação que, as necessárias, se perdem no meio de tanta coisa e na maioria das vezes você acaba perdendo muito tempo para resolver um problema, que com o auxílio de um profissional, poderia ser simples e rápido. 

Se você quiser saber mais, não só sobre Consultoria SEO, a Smart Hat oferece planos e pacotes para você resolver os seus problemas com tráfego orgânico.

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