O mercado de SEO é cercado de mitos e verdades, o objetivo deste estudo é mostrar a influência que o DA (Domain Authority), da empresa Moz, tem no posicionamento de sites no Google.

Algumas pessoas defendem o DA como métrica absoluta quando o assunto é link building, que o maior, e principal, fator a ser considerado para avaliar a qualidade de um backlink é o valor de DA.

O DA pode ser obtido facilmente através de uma extensão, liberada pela própria empresa, que se chama: MOZBAR. Com a MOZBAR todos os sites da SERP (página de resultados do Google) mostram os valores de DA e PA, como na imagem abaixo.

O nosso teste é para validar se o DA influencia ou não influencia no posicionamento do site.

A forma que encontramos de testar se o DA é uma métrica absoluta, ou seja, quem tem o maior DA tem melhor posicionamento, para um resultado justo, foi analisando da seguinte forma.

Pegamos palavras aleatórias e verificamos o DA de cada uma delas, a primeira palavra foi: PREDSIM.

Para essa palavra temos os seguintes resultados:

O primeiro colocado tem 66 de DA, teoricamente, os resultados abaixo deveriam ter DA superior a 66, partindo do princípio de que o DA seja uma métrica influente no posicionamento de um site. Porém, logo abaixo, encontramos um site com DA 74.

E o terceiro colocado tem DA 93.

É claro que isso é muito pouco para validarmos e batermos o martelo, por isso fizemos o seguinte teste: decidimos analisar todos os domínios que estão apontando para o primeiro colocado e todos que estão apontando para o terceiro colocado, utilizamos uma ferramenta conhecida, e confiável, no mercado, o Ahrefs.com.

O Ahrefs é utilizado por grandes empresas internacionais, como: Facebook, eBay, Uber, Netflix e vários outros.

Imagem retirada do site oficial do Ahrefs

Uma das funcionalidades dessa ferramenta é a capacidade de analisar os backlinks de qualquer site na internet, logo, nós teremos acesso a todos os backlinks que estão apontando para o primeiro e para o terceiro colocado.

O objetivo é entender se os backlinks que estão apontando para o terceiro colocado tem um DA médio maior do que os backlinks que estão apontando para o primeiro colocado.

Dessa maneira saberemos se o DA influencia ou não no posicionamento, caso o primeiro colocado tenha um DA menor que o terceiro, ou seja se todos os backlinks que estão apontando para ele forem menores que o terceiro colocado, não faz sentido o DA ter influencia no posicionamento, caso contrário, sim, o DA é responsável pelo posicionamento.

Esse é o perfil do site: consultaremedios.com.br no Ahrefs.com.

Esse site tem 1.13M de backlinks e 1.94K de domínios referidos (1.94K domínios distintos estão apontando para este site).

O próximo passo é acessar os “referring domains” que são os backlinks que esse site está recebendo, consequentemente para ter o seu posicionamento e sua métrica de DA.

Esse é o perfil de backlinks, vale ressaltar que estão sendo considerados apenas links Dofollow, afinal, links Dofollow são os únicos que passam autoridade, segundo o Google.

Link do site oficial do Google falando sobre os atributos de links. https://support.google.com/webmasters/answer/96569?hl=en

Esse site, por exemplo, tem 1.13M de backlinks e seria impossível analisá-los manualmente, para realizar essa tarefa utilizamos duas ferramentas: Moz API e o Scrapebox.

O Moz API é uma ferramenta do próprio Moz que permite utilizar a API para obter os dados do Moz através de outra plataforma.

Para ter mais acesso sobre a API do Moz basta acessar o site oficial https://moz.com/products/api.

A outra ferramenta utilizada é o Scrapebox, a função do Scrapebox é analisar dados em grande escala, no caso, o Scrapebox permite incorporar a API do Moz e com isso nós teremos acesso, de forma bem mais rápida, a todos os DA de todos os sites que estão apontando para o primeiro e terceiro colocado, assim, saberemos qual é a média de DA dos sites e com isso validaremos um teste justo, lembrando que o que está em jogo é unicamente e exclusivamente o DA.

Esses são os links do site que está em primeiro lugar, o consultaremedios.com.br. Lembrando que você pode fazer a contra prova deste teste, é só acessar o perfil do consultaremedios.com.br no ahrefs, as informações são públicas.

Com essa informação em mãos, vamos ao Scrapebox.

Utilizaremos a função ScrapeBox Page Authority 64-bit ela vai nos retornar os valores de DA de cada um dos 1.13M de backlinks extraídos do Ahrefs.com.

Esse foi o resultado de todos os backlinks extraídos do site consultaremedios.com.br.

A média e a soma de DA de todos os sites que apontam para o consultaremedios.com.br foi de 16,62 e o total de 25485.

Pronto! Agora sabemos que o primeiro colocado, que recebeu 1.13M de backlinks tem uma média de 16 pontos de DA, isso significa que todos os sites que estão apontando para o consultaremedios.com.br tem uma média de DA de 16.

Caso o terceiro colocado tenha menos que 16 pontos de DA, isso vai nos mostrar que o DA tem influência no posicionamento, caso contrário, saberemos que o DA não tem participação no posicionamento, afinal, não faria sentido um site com DA menor ficar na frente de um com DA maior.

Agora vamos analisar o terceiro colocado, que é o site minhavida.com.br. O DA do site minhavida.com.br é de incríveis 93 pontos.

Esse é o perfil de backlinks do minhavida.com.br no Ahrefs.com.

Esse site conta com 6.96M de backlinks de 20.7k Domínios diferentes. Vamos analisar todos os backlinks dele para termos uma conclusão do estudo.

Esses são os backlinks, filtrados por Dofollow, e disponíveis ao público através do site ahrefs.com.

Esses são os dados extraídos.

Vejamos o resultado de todos os backlinks que estão apontando para o minhavida.com.br.

 

Nós temos a média de 18,16830658 e o total de 35083.

Isso significa que no primeiro teste, temos os seguintes resultados.

 Consultaremedios.com.brMinhavida.com.br
Posição13
DA6693
Número total de backlinks1.13M6.96M
Média de DA (domínios referidos)16,6218,16
Total de DA (domínios referidos)2548535083

Ao que constatamos o site que se encontra na primeira colocação tem 1.13M de Backlinks contra 6.96M do site concorrente, que se encontra em terceiro colocado (pelo menos quando este estudo está sendo publicado). Isso significa uma diferença de 515,93%, em quantidade de backlinks, do terceiro para o primeiro colocado.

O site que se encontra em terceiro lugar tem 93 de DA uma diferença de 27 pontos a mais que o primeiro colocado e ainda assim não ultrapassam o líder da SERP para essa palavra em específico.

Nós fizemos mais alguns outros testes, utilizando os mesmos parâmetros, e já havíamos notados uma curva de crescimento muito grande na qual não tinha relação alguma com os valores de DA encontrados.

Esse teste requer muito tempo para ser executado e exige ferramentas caras, a API do Moz custa a partir de $ 250.00 mensal, porém com uma limitação muito grande de resultados. Para analisarmos quase 10M de backlinks, além da demora, o custo é muito alto, em torno de 10 mil dólares, para ter acesso a 40 milhões de resultados, o que talvez, possa ter invalidado alguém, anteriormente, de realizar esse estudo.

Fizemos também outro caso, com outra palavra, de outro mercado, para constatarmos se o DA realmente não tem participação no posicionamento, dessa vez usamos a palavra: Modelo Canvas.

Encontramos o site chamado siteware.com.br em primeiro colocado, o seu DA é de 41.

Esse é o perfil do siteware.com.br no Ahrefs.com, são 7.44K de backlinks de 592 domínios referidos.

Executamos o mesmo processo, filtramos por DoFollow, fizemos o download das informações e jogamos no Scrapebox para obter os valores de DA.

O resultado foi esse:

Tivemos uma média de DA de 18,16 e um total de 6977.

O site concorrente que vamos analisar é o sebraecanvas.com.

Esse é o perfil do sebraecanvas.com no Ahrefs, ele tem 1.48K de backlinks e 438 domínios referidos.

O mesmo processo da palavra anterior foi executado, fizemos o download de todos os links Dofollow, que são os que passam autoridade e jogamos no Scrapebox para obter os valores de DA.

Esses são os valores que encontramos.

Valor médio de DA 20,51 e valor total 7509.

O desfecho foi:

 Siteware.com.brSebraecanvas.com
Posição12
DA4147
Número total de backlinks7.44K1.48K
Média de DA (domínios referidos)18,1620,21
Total de DA (domínios referidos)69777509

Depois destes testes, onde ficou claro para nós que altos valores de DA não impactam no posicionamento, nós fomos buscar diretamente na fonte, veja o que o próprio Moz diz acerca das métricas:

Ele é bem enfático na parte: “Domain authority is not a metric used by Google in determining search rankings and has no effect on the SERPs”.

Em tradução direta seria: “A autoridade de domínio não é uma métrica usada pelo Google na determinação das classificações de pesquisa e não tem efeito nas SERPs”.

Esse é o link oficial do site do Moz, de onde eu retirei a imagem que apresentei https://moz.com/learn/seo/domain-authority

Não satisfeitos, fomos mais além, fomos no Google saber o que ele fala sobre as métricas.

Na página dedicada a webmasters, no site oficial do Google, encontramos o PageRank, que é uma métrica do Google e seguindo o link que ele mesmo publicou encontramos o site do Wikipédia falando sobre o PageRank.  (link oficial da seção para webmasters https://support.google.com/webmasters/answer/66356?hl=en).

Ele diz que o PageRank, desde o dia 24 de setembro está expirado, ou seja, não existe mais.

Link para o wikipedia https://en.wikipedia.org/wiki/PageRank.

Considerações finais

É interessante frisar que fizemos esse estudo seguindo as regras probabilísticas e estatísticas para cálculo dos valores apresentados. Também, queremos ratificar que o objetivo é entender o quão impactante são os valores de DA no posicionamento dos sites, no que diz respeito a link building.

Não temos nada contra o Moz, afinal, ele é uma empresa e tem total direito de criar suas próprias diretrizes, existem várias empresas com vários algoritmos calculando dezenas de métricas a fim de proporcionar uma melhor experiência para o usuário, nós, na Smart Hat, seguimos o Google, portanto, todas as nossas decisões são pautadas no que o Google diz e não outras empresas, entendemos que não faz sentido utilizar recursos externos para metrificar o que o Google entende como prioritário no posicionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matt Diggity’s Backlink Blueprint Timeline

Getting from Day 1 to Page 1