A história de hoje é um caso muito comum dentro do mercado, vamos desmistificar mais uma lenda urbana do SEO, o tempo!

Quanto tempo leva para um projeto começar a dar resultados? O que é preciso fazer para gerar resultados com SEO? Por que a maioria dos profissionais não conseguem gerar o quanto de resultado que gostariam? Será que existe uma fórmula para saber em quanto tempo um projeto vai começar a dar resultados?

A resposta para todas essas perguntas você encontra no artigo de hoje, que vou mostrar (com dados e fatos) que 99% do que falam no mercado de SEO é pura balela.

Vamos começar do começo, se você não me conhece meu nome é Bruno Medeiros eu sou profissional de SEO há 10 anos, nos últimos meses tenho feito alguns conteúdos para o medium e para o SmartHat.com.br site da minha empresa de prestação de serviços de SEO.

Nos meus artigos eu sempre mostro a realidade de diversos temas que são tratados como tabu dentro do mercado de SEO, assuntos relacionados a coisas que teoricamente não funcionam e geram resultados por aqui.

Hoje temos mais de 100 clientes, satisfeitos e contentes com o trabalho de SEO que oferecemos.

A inspiração para este artigo veio de uma reunião que finalizei tem 3 horas (pelo menos quando comecei a escrever o artigo) e por coincidência o case que vamos analisar neste artigo vai muito de encontro com o caso da reunião.

Resumindo… Tudo que venderam para esse possível cliente foi completamente refutado pelo projeto que vou mostrar para vocês.

O que rolou?

Vamos lá…. Um cliente nos procurou para o serviço de compra de backlinks, na Smart Hat o principal produto é a venda de backlinks, nós temos uma rede muito forte e conseguimos gerar bastante resultado utilizando essa rede nos sites de nossos clientes.

A gente tem um processo de atendimento aqui, que após uma qualificação por telefone, o cliente consegue agendar uma call comigo. (Eu não participo do processo comercial, só em casos bem isolados que precisa de um auxilio técnico para fechar a venda.)

Esse cliente tem dois sites e em ambos ele contratou uma agência de conteúdo para fornecer os textos publicados no blog e depois de 5 meses de trabalho não conseguiram enxergar nenhuma melhoria de tráfego, começaram a tentar entender o real motivo de o blog não ter acesso e encontraram a gente tentando comprar backlinks.

Na cabeça dele pensou o seguinte: Tenho o blog, tenho contéudo, não ta posicionando porque não tenho backlinks.

TUDO ERRADO!!!

Real situação… Todos os artigos dele NÃO SERVEM PARA NADA e eu consegui chegar a essa conclusão em menos de 30 segundos de análise no SemRush.

Por que os artigos não servem? 99% dos clientes que nos procuram já tentaram fazer algum trabalho de SEO e foram muito mal sucedidos, terminaram frustrados e com uma má impressão do SEO.

Vamos aos motivos de porque isso acontece.

Motivo 01 — A maioria das empresas que comercializa serviços de textos NÃO SÃO ESPECIALISTAS em SEO.

SEO é a arte de POSICIONAR ARTIGOS NO GOOGLE e PONTO.

Se uma empresa, ou pessoa, não é especialista nisso dificilmente ela vai entender de todos os pontos necessários para um artigo ocupar as primeiras colocações, isso porque o processo de posicionar um site, página, ou artigo é bem complexo.

Envolve diversos fatores como: Planejamento, análise da concorrência e as escrita (Que precisa ser otimizada para o Google e o usuário).

Eu costumo explicar para os clientes da seguinte forma: SEO é uma técnica de PROPAGAÇÃO DE CONTEÚDO, você ter diversos artigos no seu site não significa que ele vai estar bem posicionado.

Eu já vi casos de sites com 200, 300 e até 400 artigos todos mortos sem acesso orgânico vindo do Google. Isso porque o que interessa do SEO é a promoção deste artigo e quando você contrata uma empresa de textos você está comprando textos e não uma estratégia de promoção de conteúdo baseada em SEO, saca?

É absolutamente normal eu pegar casos para analisar de sites com muitos artigos e pouquíssimos acessos orgânicos vindo do Google por conta da falta de planejamento, que afeta diretamente a promoção do mesmo.

Motivo 02 — Noção zero de concorrência.

Como eu disse lá em cima, eu trabalho com SEO há 10 anos e quando eu conheci a Luciana (minha esposa e sócia na Smart Hat) ela tinha acabado de entrar no mercado digital, estava trabalhando há 2 anos como consultora de marketing, e conhecia muitas áreas superficialmente inclusive SEO.

No começo da nossa parceria, evidentemente, todos os nossos projetos sempre puxaram e puxam tendencia para SEO, afinal eu sou especialista nessa área.

Quando eu falei para ela sobre análise de concorrência ela ficou completamente impressionada e afirmou NUNCA ter ouvido falar sobre isso, que todos os cursos que ela fez de SEO ninguém nunca havia falado sobre isso para ela.

Era basicamente as mesmas coisas: Faça um planejamento de palavras-chave, escreva os conteúdos e espere o Google posicionar.

Eu falei uma única coisa e convenci ela muito rápido de que eu estava certo, falei assim:

Como você vai afirmar que vai posicionar para a palavra X, sendo que você não sabe o que o seu concorrente está fazendo? Você já parou para pensar que diversas palavras tem 100, 150, 200 milhões de resultados e apenas DEZ ocupa a primeira página?

É o que acontece com as pessoas que não entendem de SEO, escrevem artigos e ignoram essa etapa fundamental para um projeto dar certo.

Motivo 03 — Se auto-medicar!

Com a experiência que eu tenho em SEO eu consigo identificar diversas oportunidades em diversos mercados diferentes, afinal eu faço isso há 10 anos.

E o que mais acontece dentro do mercado de SEO é o dono do site, geralmente, se auto-medicar dizer o que precisa, como precisa e onde precisa.

É a mesma coisa de você ter uma dor de cabeça, chegar na farmácia e falar para o atendente: Por favor, eu quero uma vitamina C.

O atendente vai te dar a vitamina C, você vai tomar e a sua dor de cabeça não vai passar. O problema não é que a vitamina C não funciona, ela simplesmente não resolve o seu problema e como você não perguntou o que você precisa o atendente só te dá o que você pediu.

Resumo da ópera… Passei para o setor comercial todas as informações recolhidas na reunião e falei o que precisam: Criar uma estrutura de artigos e enviar backlinks quando a estrutura estiver pronta.

E disse que o prazo para começar a colher os resultados eram de 1–2 meses e ele indagou: Como vou saber que não vou cair na mesma coisa que caímos quando iniciamos o trabalho com a outra empresa, que havia prometido resultados em 6 meses.

Eu respondi a ele que nós colocamos o resultado em contrato, então é seguro que ele vai receber os resultados combinado e tal.

E isso me deu a inspiração para escrever esse artigo, porque raios as pessoas acham que SEO demora 6 meses? 1 ano? 2 anos?

Quem foi que inventou isso?

Assim que terminei a reunião, continuei os trabalhos e coincidentemente comecei a analisar alguns projetos pessoais nossos (Sim, eu tenho diversos projetos meus onde monetizo de diversas formas como: afiliados, adsense, aluguel,etc…)

E me deparei com esse projeto em específico.

Esse projeto ele iniciou no início do mês de Abril (dia 05) e hoje dia 26/04 ele tem em média 100 acessos diários.

É possível ver a curva de crescimento, claro que é pouco o projeto é novo, mas recebe 100 acessos diários.

E eu fiquei pensando na reunião, no que entregaríamos para esse possível cliente e o resultado que geraríamos.

Decidi fazer esse artigo explicando um pouco de como você pode gerar tráfego RÁPIDO usando SEO.

Como gerar resultados orgânicos rápidos

A primeira coisa que você precisa saber é: SEO é uma técnica de otimização de páginas.

Você precisa entender isso e desvincular todo o processo “adicional” do SEO.

Conteúdo? Não é SEO.

Especialista em marketing? Não é SEO.

Copywriting? Não é SEO.

SEO é unicamente e exclusivamente técnicas de otimização, por mais que outras áreas estejam envolvidas (como conteúdo, criação de sites, até um pouco de programação) não é função do profissional de SEO entender dessas áreas e vice-versa.

O meu alerta para você é que você precisa entender que só um profissional de SEO é capaz de realizar o que eu vou te falar agora.

O primeiro passo para gerar resultados rápidos utilizando SEO

Planejamento é a chave, para te falar sobre o planejamento preciso que você entenda um pouco sobre o algoritmo.

O algoritmo é dividido em duas categorias: On-page e off-page.

On-page são todas as otimizações de páginas e off-page são os fatores externos que influenciam nos resultados ( links mais especificamente)

Antes de se preocupar com o off-page, você tem que focar em fazer o alicerce e criar uma boa fundação para o seu projeto.

Não adianta procurar as palavras que tem buscas, jogar na mão de um redator “certificado por empresa x de conteúdo” e achar que as coisas vão andar, porque não vão.

Você precisa entender que você só consegue subir, se alguém descer e para alguém descer ele não pode ser melhor que você.

É isso que vamos fazer, aprender a analisar a concorrência.

Antes que me perguntem, não, não existe nenhuma ferramenta para fazer isso, todas passam informações não reais e não confiáveis.

Você analisar esses 3 itens importantes do seu concorrente: Título, Conteúdo e backlinks.

Não é coincidência que os primeiros colocados tenham a palavra DIETA DETOX no título e bem colocado à esquerda.

Isso é uma regra básica, o título representa cerca de 80% da otimização geral de conteúdo, se um site aparece para a palavra buscada e NÃO CONTÉM a palavra exata no título isso é um bom sinal para nós, pois a concorrência não é difícil.

Segundo passo é fazer um overview no conteúdo, verificar se o conteúdo está bem escrito (distribuição semântica, imagens e repetição de palavras-chave).

Assim que analisar isso, você vai verificar também se o site tem outros conteúdos relacionados ao tema que você buscou.

Ex.: Dieta detox, verifique se o site tem outros artigos falando de detox (quanto menos ele tiver, melhor.)

Até mês passado não precisava disso, mas depois da atualização do dia 12 de março o E-A-T ficou muito forte e está sendo um diferencial no posicionamento.

Isso significa que um site que tenha muito conteúdo de um tema específico tem muito mais relevância para aquele campo de palavras.

Depois de você ter validado esses itens acima, chegou a hora de analisar os backlinks (que é a parte mais difícil do processo).

Os links precisam ser contextuais e de autoridade, você vai precisar usar uma ferramenta de análise de backlinks eu uso e recomendo o ahrefs.com.

Dentro da ferramenta você vai analisar seu concorrente.

O que interessa para nós, nessa análise são os backlinks Dofollow pois esses passam autoridade.

Esse site é gigante, e tem cerca de 16mil backlinks (que é um número absurdamente alto).

Isso significa que para passar-lo eu preciso de ter todos os requisitos melhor que ele: Conteúdo e perfil de backlinks.

Se você tiver um conteúdo melhor e não tiver todo o resto, não vai passar.

Recapitulando… Você precisa “ganhar” em todos os critérios que eu falei: Conteúdo, backlinks e conteúdos relacionados.

Se eu criar um site agora e começar a falar de dieta detox, vou gastar tempo e dinheiro porque eu não vou conseguir convencer o Google que o meu site é melhor que o minhavida.com.br que tem 16mil apontamentos dizendo que ele é bom, entendeu?

Por que eu consegui rapidamente atingir uma média de 100 visitas diárias no meu projeto?

Porque eu cumpri com maestria todos os itens que citei, fiz um planejamento de palavras-chave que eu pudesse ser superior aos meus concorrentes em todos os aspectos (conteúdo, backlinks e em quantidade de artigos relacionados a um único tema).

O erro que a maioria comete é esse, não executar as etapas iniciais do projeto e achar que o conteúdo vai resolver, conteúdo não resolve nada, backlinks não resolve nada o que resolve é a execução de uma estratégia que utiliza desses recursos.

Eu consigo criar projetos com pouco, ou nenhum, conteúdo e posicionar. Como em determinados projetos preciso de muito conteúdo e muitos links, não existe uma regra, é competência do profissional fazer essa análise e ter precisão dos resultados que ele pode gerar através da execução da estratégia.

Para finalizar, vou dar um spoiler do projeto.

Não me sinto confortável mostrando meu sites, principalmente depois que comecei a produzir conteúdo, não gosto de ficar divulgando porque como todos eu também erro, abandono projetos e muita gente não consegue entender isso e acaba denegrindo minha capacidade profissional.

Mas eu encontrei esse nicho numa pesquisa de novos projetos (sempre faço aqui uma análise para encontrar nichos para criar sites) e por um acaso fui parar no nicho de jogos e vi que existia um potencial grande para o jogo league of legends.

Principalmente um sub-nicho dentro do jogo que são os “counters” o jogo tem diversos personagens e a galera busca “personagem x counter” e vi que tinha muita busca para esses termos.

E assim eu encontrei um nicho completamente branco, onde consigo passar facilmente meus concorrentes por não ter que cumprir muito dos requisitos que falei.

Contratei um redator e mandei ele fazer 150 artigos relacionados ao meu nicho, ele me entregou 40 artigos em uma semana, postei e já tenho vários artigos posicionados na primeira página e recebendo tráfego.

Então o segredo para gerar resultados rápidos com SEO é acertar no planejamento, SEO não demora, só demora para quem não sabe fazer.

Antes que me fale: Ahhh Bruno, mas esse a concorrência é baixa por isso gera resultado rápido.

Errado, se fosse em um nicho mais competitivo invés de eu usar 40 artigos usaria 100.

Invés de usar 0 backlinks, usaria 50. Mas o resultado seria o mesmo, o que mudaria seria a quantidade de investimento para atingir determinado resultado.

Mas isso é assunto para outro artigo 😉

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